Significado
Foi, somente, na Idade Média, que os sobrenomes foram utilizados para distinguir as diversas pessoas, portando o mesmo nome próprio ou de batismo. Até aquela época, era necessário utilizar outras formas de identificação, e, a utilização de apelidos provou ser um meio conveniente e eficiente de referir-se a um indivíduo. Com o crescimento da população e consequente documentação, tais apelidos, tornaram-se essenciais e começaram a ser passados de pai para filho, tornando-se assim hereditários. Segundo outras informações, os sobrenomes começaram a ser adotados nos territórios de domínio romano. Assim, em torno do ano 1350, a Alemanha sendo território romano, estes exigiram que cada família adotassem um sobrenome.
Knabbe (ndd) = Knabe : Junger Bursche Jungling
(z. T. = Knappe, vgl. Knaben-Knecht);
zur Lautlorm vgl. Rabe: Rappe Ndrhein. Knabben , Obd. Knäble , Knabl
Knabbe (na Baixa Alemanha) = Knabe : o menino ou rapaz (jóvem)
(z.T. = economize plural, Knappe = Meninos-o colono);
Compare outra forma Rabe: Rappe. Baixo Rhinelandd. Knabben, Alta Alemanha Knäble, Knabl
Knappe Knappe; Knäpple: Alta Alemanha (mhd), variação para menino (como grelha para corvo), menino que quer tornar Cavalheiro.
Schild-Knappe, também trabalhador qualificado requintado "arte de Gehilfe"(im): variantes: Tuchknappe, Berg-Knappe, Mühlknappe. Seidl Knapp 1365 Brünns.
Resumindo
O sobrenome alemão Knabben é classificado como sendo de origem ocupacional e deriva da profissão ou trabalho do portador original desta linhagem. Neste caso, o sobrenome provém da palavra "Knabbe", na Baixa Alemanha, ou "Knappe", na Alta Alemanha, que significa menino, jóvem que quer tornar-se Cavalheiro. Como "Srhild-Knappe" dá o sentido de um trabalhador qualificado, requintado. Podemos deduzir então que o portador original era "um aspirante a Cavaleiro" ou ainda "um ajudante ou escudeiro". O solar desta família foi Silésia e Saxônia, recebendo muitos títulos entre os quais se destaca o título de Nobre em 6 de julho de 1798.