Encontre seus familiares:

José Knabben

José Knabben, cabelos castanhos, olhos azuis, 1,75 de altura, aproximadamente. Foi agricultor, gerente, comerciante e agroindustrial (Negociante), primeiro grau incompleto.

Nasceu, Joseph Knabben, em Monheim do Reno, cidade distante 30 km de Colônia, Alemanha, no dia 2 de setembro de 1.870. Com 10 anos veio com seus pais, Werner Knabben e Anne Christine Schmitz, para o Brasil. Morou uns tempos em Rancho Queimado, na localidade de Morro Chato. Esteve estudando numa escola em Santa Filomena, município de São Pedro de Alcântara – SC. Tempos depois seu pai mudou-se para a localidade de Sanga Morta, município de Armazém – SC, onde foi trabalhar na lavoura com os pais. Em 23 de setembro de 1.893 casa-se com Maria Rosa da Silva (Cota), filha de Diomário Laurentino da Rosa Luz e de Perpétua Rosa da Silva, em Armazém-SC. A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja em Gravatal-SC, 12 km de Armazém. Ele tinha 23 anos e ela 16. Contava ela (Cota) "que a viagem foi feita a cavalo até Gravatal, e foi também realizada pelas testemunhas, e que até a realização do casamento não haviam se beijado e nem pego nas mãos. Que os pais do José não aceitavam o casamento dele com uma brasileira, e que também, não foram a cerimônia em Gravatal, porém no retorno, da comitiva, para Armazém, foram surpreendidos com a presença deles na festa".

José foi trabalhar com o sogro, Diomário Laurentino da Roza Luz, no comércio. Com a morte do sogro administrou seus negócios até que mais tarde deixou os negócios do sogro com os cunhados e foi trabalhar em Gravatal como gerente uma empresa estabelecida em Laguna, Marcolino Cabral e Cia. Esta empresa trabalhava no Comércio e Indústria de Laticínios. Dez anos mais tarde, em 1.903, colocou uma casa de comércio para si, onde comerciou até sua morte, em 26 de junho de 1.930.

Durante os últimos anos adquiriu muitas terras, quando também trabalhou com agropecuária. Foi proprietário das terras onde se localiza a fonte de águas mornas em Termas do Gravatal, e com sua morte receberam como herança os filhos: Antônio, Waldemar e Osvaldo, vendido em 1.942 para a Companhia de Águas Termais de Gravatal.

José e Maria tiveram 11 filhos, Werner, Adolfo, Alberto, Cristina, Perpétua, Francisco, Érico, Antônio, Waldemar, Maria e Osvaldo. Faleceu de problemas cardíacos em 26 de junho de 1.930, com a idade de 59 anos e está enterrado no cemitério de Gravatal. Maria faleceu de velhice em 19 de julho de 1.965, quando faltava um dia para completar de 89 anos.

Ele tomava atitudes moralistas, exigindo sempre uma educação rígida para os filhos, enquanto sua esposa era passiva, de uma bondade infinita. Também sempre estava disposto a ajudar todo mundo.

Fato importante de sua vida foi a Carta, que enviou para o sobrinho Nazário Knabben, contando a história da vinda da sua família para o Brasil, 40 anos depois. Carta esta que serviu de base para início da pesquisa da Família Knabben e Descendentes. Sem ela seria impossível desenvolver toda a história.

Caixa Postal, 242 – 88 330 000 Balneário Camboriú, Santa Catarina Brasil